Se você acompanha o Pulo do Gato sabe que somos imensos apreciadores de projetos e iniciativas que expandam as fronteiras do Parkour e o tornem acessível (e bem divulgado) a todos. E dentre eles o meio que mais sofre com a falta de informação oficial sobre a atividade é justamente o acadêmico.

Então, é com imenso prazer que informamos que o projeto dos nossos amigos do CTT, Colégio Opet, foi inscrito e aprovado para participar do I Congresso Internacional de Formação Profissional e V Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física que acontecerá do dia 12 a 14 de novembro de 2010, na UNESP de Rio Claro.

O trabalho do Cássio Jr. é entitulado PARKOUR NA ESCOLA: ROMPENDO PADRÕES NA RELAÇÃO DO CORPO COM O AMBIENTE e não há melhores palavras para descrever os nosso votos do que as que foram ditas por ele mesmo:

“Espero que essa experiência seja mais do que uma oportunidade na minha formação profissional e espero que o parkour seja divulgado de forma correta e esteja aos ‘olhos da ciência’.”

O projeto será exposto em forma de painel, e haverá um tempo determinado onde os participantes do congresso irão visitar a exposição. Para mais informações acesse o site do congresso: http://www.rc.unesp.br/vsepef/

Expanda o tópico para ler o resumo que foi enviado a banca e algumas peculiariades sobre o resultado do evento.

O objetivo deste projeto foi introduzir na escola uma nova possibilidade de desenvolvimento físico e mental, fugindo do padrão de aulas que utilizam sempre as mesmas práticas, introduzindo uma atividade completa que pode desenvolver tanto habilidades físicas quanto psicológicas.

  • Serão selecionados os 30 melhores trabalhos para publicação, tendo como referência (critérios de seleção) o resumo (proposta), o conteúdo veiculado no painel (clareza, objetividade, densidade) e a exposição do trabalho no grupo temático (das principais idéias, resultados, enfim, essência do trabalho).
  • Estes trabalhos poderão ser publicados no formado livro (um ou dois) ou na forma de artigo .
  • No formato artigo serão selecionados 12 textos para compor um dossiê para ser publicado na Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física
  • Os resumos do evento serão publicados em edição especial, desde que apresentados no evento, como suplemento, na Revista MOTRIZ e/ou Revista EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA, enquanto anais de evento.