A Macarronada Pro e a Festashout.com produziram o vídeo Maiêutica com o Baconman – Vance Poubel Franco – relacionando conceitos de filosofia com Parkour.

O vídeo apresenta o Parkour sob a visão do tracer, mas diferente de vários vídeos que tinham intenção parecida, o Maiêutica do Bacon utiliza a Maiêutica Socrática para explicar outras formas de pensar o espaço que nos rodeia.y

A Maiêutica Socrática é uma forma diferente de pensar, um exercício de auto-reflexão. Em um primeiro momento duvidamos do nosso conhecimento sobre alguma coisa (o Parkour) e no momento seguinte usamos perguntas intuitivas (por quê?) para criar novas idéias.

Por exemplo: Eu digo que uma precisão é um salto de pés juntos. Me pergunto, “porquê”? E ao explicar esse porque acabo tendo novas idéias, mais complexas.

Expanda o tópico para saber mais e ver o vídeo.

Diretor: Bira David
Assistente de Câmera: Alexandre Marcondes
Editor: André Nascimento
Produtor Executivo: Raoni Martins

O vídeo mostra como o Parkour repensa o espaço urbano. Sabemos para que servem as paredes, as escadas, etc… No entanto treino após treino nos perguntamos, por quê? Porque seguir esse caminho? Quais caminhos? Porque não outro?  Porque não de outra forma?

Gosto da proposta de auto-reflexão que o vídeo traz e a narrativa do processo rouba o foco das cenas, deixando para o espectador a possibilidade de visualizar suas próprias experiências no lugar das cenas do Baconman. Enfim, questionar é algo essencial no Parkour: Ou você nunca se perguntou o motivo de treinar  e obteve mais de uma resposta?