Todo mundo que treina Parkour gosta de estampar na cara o “ser útil” não é? Bem verdade que muitas vezes faltam oportunidades para que essa máxima seja provada (e, a depender da situação, que bom que isso acontece!). Pois entre mortos e feridos,  surge o nosso militar brasileiro, Jefferson Braga, de Volta Redonda/RJ com o seu Treinamento de Parkour Tático.

A idéia é genial e, quando você a vê tomar forma, não tem como não se sentir dentro de qualquer jogo de ação.  Já faz algum tempo que eu acompanho o desenvolvimento do Jefferson e, pelo que eu pude notar nesse novo vídeo, a técnica de deslocamento dele com acessórios militares progrediu bastante!

Em um breve depoimento sobre o vídeo Jefferson explica:

“A adaptação dos equipamentos vai conforme a situação. Alguns movimentos foram limitados porque numa circunstância real de uma ação policial não pode ser usados movimentos q comprometerão minha integridade fisica na hora do combate. Os movimentos do parkour tatico são especificos para ações policiais, ao contrario do uso de movimentos de freerunning ou variações do parkour q não vão ter utilidades nessa situação. Um abraço.”

Expanda o tópico para dar uma olhada no que estamos falando e se perguntar: será que eu conseguiria realmente ser útil?